Água de boa qualidade garante o bem-estar e desenvolvimento do animal
Home / Blog / Água de boa qualidade garante o bem-estar e desenvolvimento do animal
Hoje é considerado o Dia Mundial da Água! A data busca a conscientização a respeito da importância deste recurso natural para os seres vivos. Quando se trata de animais da fazenda, a preocupação continua a mesma. É necessário ofertar uma água de qualidade para garantir que o boi atinja seu máximo potencial produtivo.
Uma água de qualidade deve ser definida por características como odor, sabor, aparência, propriedades físicas e químicas, teor de macro e microminerais, presença de substâncias tóxicas e de micro-organismos.
Ou seja, se você notar diferenças no odor, na cor e no gosto da água, além de mudanças nos hábitos de alimentação e falta de sede, perda de desempenho e da condição de saúde dos animais, é recomendável fazer uma análise imediata da água para identificar a origem do problema.
Principais funções da água no organismo
- Eliminar produtos residuais da digestão e metabolismo, via urina e fezes;
- Regular a pressão osmática do sangue;
- Participar em secreções corporais (leite, saliva, fluídos digestivos etc.);
- Regular a temperatura corporal por meio da evaporação da água via respiração e pele.
É importante também estar atento na forma como você fornece a água para o rebanho. Águas em bebedouros naturais oferecem maior risco de contaminações com resíduos de fezes. Além disso, águas rasas e paradas podem ser fontes de contaminação de doenças como verminoses, botulismo e cisticercose.
Para reduzir este tipo de problema, você pode adotar em sua propriedade o uso de bebedouros automáticos, pois ele permite a renovação contínua da água (controle com bóia automática). Outra vantagem deste tipo de sistema é que ele permite uma limpeza periódica dos bebedouros.
Então já sabe... se quiser ter um rebanho sadio e com um bom desempenho produtivo, ofereça água de qualidade! Deixe aqui nos comentários as suas dúvidas.