Conexões - por Mariana Beckheuser
Home / Blog / Conexões - por Mariana Beckheuser
Eu acredito muito que a gente se fortalece, renova a visão, aprende e apreende boas ideias e traz potência para o nosso negócio por meio das conexões. E novembro foi um mês muito especial, com incríveis trocas de experiências.
A agenda
Comecei o mês no Congresso Sesi ODS, em Curitiba, onde conheci diversos projetos sociais e ambientais de organizações de todo o Estado do Paraná, além de participar de uma conversa deliciosa sobre os desafios do ESG na prática com mulheres potentes.
Visitas, trocas e inspiração
Tivemos visitas do núcleo de ESG do projeto Empreender da ACIM à nossa fábrica; de parceiros do setor metalmecânico de Maringá à Governança Inovemm Londrina e à Hidronlubz - que nos entusiasma com seu exemplo de design e excelência no atendimento ao cliente.
Nosso time de líderes de fábrica teve a oportunidade de conhecer a Cinfer Industria De Ferramentas, onde vimos um exemplo de capacidade inventiva aplicada, gestão de pessoas e diversidade - com um time de produção predominantemente feminino, algo incomum para uma indústria metalmecânica -, liderada pela figura inspiradora e pioneira do sr. Mário, há 50 anos à frente da empresa, que já passa dos 70 de história.
Todos esses encontros e conversas foram permeados por temas como design, diversidade e inclusão produtiva, qualidade, ESG e inovação. Essas duas últimas, as pautas do mês, da vez - já há muito tempo, aliás, talvez desde sempre.
In...ovação & in...tegração
Inovação é um dos pilares da Beckhauser e isso, para nós, tem a ver com a vontade de fazer melhor em tudo sempre. Esse processo só ocorre no contato com o outro, com o ouvido no campo, com a diversidade de ideias. Por isso, o envolvimento com os ecossistemas de inovação da região, da metalmecânica e do agro tem sido uma das minhas principais dedicações de agenda - desde a participação no Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maringá até a Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá - movimento que vejo com muito bons olhos por trazer justamente o espírito da colaboração, tão essencial para a inovação.
S
U
S
T
E
N
T
A
B
I
L
I
D
A
D
E
E, como para nós da Beckhauser a inovação vem sempre junto com o olhar da sustentabilidade, da busca do equilíbrio entre produzir e preservar e da soma na geração de resultados positivos para o negócio, o planeta e a sociedade, vejo ESG como um embrulho novo para algo há muito presente, partindo do olhar visionário de quem ajudou a mudar o manejo de bovinos no Brasil, trazendo o cuidado com o bem-estar animal e humano e uma disrupção na forma de se construir equipamentos que permitam uma interação mais segura e saudável entre homem e animal - e porque não dizer também com o planeta, já que lideramos, desde a década de 90, uma migração da madeira usada nos antigos troncos ou bretes para outras alternativas de materiais, nos tornando a primeira empresa do setor a substituir completamente a madeira desde 2016 - tendência que, aos poucos, começa a ser seguida pelos principais fabricantes do setor.
Não é à toa que o reconhecimento público vem justamente desse lugar: nos orgulhamos de termos sido avaliados entre as três pequenas indústrias do Brasil que mais inovam para a sustentabilidade pelo Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae em 2021. E agora, em 2022, vencemos pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Sesi ODS no Paraná, desta vez na categoria inovação para a sustentabilidade na indústria.
Por isso tudo, terminar o mês em um encontro de desenvolvimento do Parsifal21, onde as conexões e a construção colaborativa são chave para consultores e empresários que se propõem a levar esse olhar dos negócios responsáveis e do ESG a cada vez mais organizações e ecossistemas, acreditando nos negócios como uma grande alavanca de transformação e regeneração da sociedade e do planeta, foi o fechamento perfeito para esse novembro de tantas #conexões.