Confina Brasil continua mapeando a pecuária na segunda rota de visitas
Home / Blog / Confina Brasil continua mapeando a pecuária na segunda rota de visitas
No último dia 24 de agosto, encerrou-se a segunda rota de visitas do Confina Brasil 2021, que teve como destinos Rondônia, norte do Mato Grosso e sul do Pará. A Beckhauser, empresa parceira da expedição, acompanhou a equipe do Confina Brasil nessa rota. A seguir, acompanhe um balanço da segunda rodada de visitas.
Pará - empreendedorismo, foco e investimento
Apesar de ser um estado com alto potencial produtivo, os pioneiros paraenses enfrentam o problema de as estradas estarem em más condições de conservação, mas isso não impede a chegada de novos investidores, que movimentam cada vez mais a economia do estado. Mesmo assim, os relatos vindos do Pará são positivos, pois a melhora, mesmo que lenta, está acontecendo.
Nas regiões visitadas, a expansão dos confinamentos foi ponto de destaque. Para os pecuaristas do Pará, está claro que o caminho para eficiência é a aplicação de tecnologia e intensificação. A equipe do Confina Brasil notou, com clareza, a preocupação com o resultado dos produtores rurais, fator associado diretamente à expansão da agricultura.
O Pará possui rebanho de mais de 20 milhões de bovinos e uma pecuária cada vez mais vibrante e produtiva. As propriedades visitadas demostraram que investimentos em tecnologia, bem-estar animal e humano e infraestrutura são ferramentas fundamentais para os sistemas pecuários no estado.
Mato Grosso - aproveitamento dos subprodutos da agricultura
O estado da região Centro-Oeste oferece diversas oportunidades para compra de insumos para a dieta do gado. Além dos grãos in natura, o Mato Grosso conta com uma grande variedade de coprodutos que enriquecem a alimentação dos animais, com destaque para os coprodutos da produção de etanol de milho.
O bom momento das commodities agrícolas movimenta o estado de diversas formas. Uma delas é a expansão das áreas de cultivo agrícola, fator que possibilita a valorização das terras e, com isso, a busca por eficiência no uso dos recursos. Os sistemas de integração-lavoura-pecuária, o confinamento e a ampliação do uso de tecnologia são ferramentas utilizadas para alcançar esse objetivo, permitindo o aumento da produtividade de forma sustentável e respeitando o bem-estar animal.
Rondônia: crescimento, organização e bem-estar animal
Busca pela produtividade, investimento em tecnificação, processos de sucessão em andamento e foco nos resultados econômicos, além de histórias de superação, luta e sucesso, caracterizam a pecuária de Rondônia, que concentra quase 13 milhões de bovinos de corte.
A tecnificação, o bem-estar animal e as novas estratégias de gestão trazidas pela intensificação da pecuária estão entre os pontos fortes do estado da região Norte, que também realiza investimentos em ração animal e em melhores soluções para o manejo do rebanho.