Confira quatro dicas para realizar uma vacinação eficiente
Home / Blog / Confira quatro dicas para realizar uma vacinação eficiente
Faltam poucos dias para começar a temporada de vacinação! Realizar um procedimento adequado pode trazer muitos benefícios aos negócios. Pensando nisso, nós selecionamos quatro dicas simples e fáceis que podem fazer a diferença na hora de imunizar o seu rebanho. Veja:
Planejamento
Antes de iniciar o processo, preste atenção em todas as etapas. Escolha um responsável pela ação, verifique se os equipamentos estão em ordem e as condições de trabalho. Isto pode fazer toda a diferença no resultado final.
Condução do animal até o curral
Não esqueça! Nesta hora a calma e a segurança devem prevalecer no ambiente de trabalho. Nada de correria e, muito menos, gritos. Sob estresse, o bovino produz hormônios, como cortisol, que têm consequências fisiológicas que fazem com que o animal tenha menor probabilidade de reagir imunologicamente à vacina ou a um vermífugo.
Conservação da vacina
Atenção! As vacinas devem ser conservadas no gelo, na temperatura de 2º a 8º C, desde sua aquisição até o momento da aplicação, para que preserve sua qualidade e produza os efeitos protetores desejáveis.
Uso da contenção individual do animal
Ao contrário do que se imagina, a vacinação em contenção individual leva o mesmo tempo que a vacinação em brete coletivo, mas traz muito mais benefícios ao produtor! Ela é mais eficiente, barata e segura.
A conclusão é do ETCO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal). Segundo o estudo feito pelo Grupo, o tempo médio gasto para vacinação na contenção individual é menor que o gasto no brete (9,3 segundos contra 10,2 segundos por animal). No brete, as interrupções para socorrer acidentes, como levantar animais que caíram, acabam prolongando o tempo de trabalho.
Se você seguir estas simples dicas, você com certeza terá um melhor rendimento no serviço! Tente e conte pra gente como foi a sua experiência.