Cuidados especiais com o bezerro podem garantir maior lucratividade para a sua fazenda
Home / Blog / Cuidados especiais com o bezerro podem garantir maior lucratividade para a sua fazenda
Todo pecuarista sabe da importância das fases do sistema de produção de gado de corte: cria, recria e engorda. Mas é importante ressaltar que é na cria que o cuidado precisa ser redobrado. O produtor deve estar atento ao manejo reprodutivo, além de verificar se a parição e aleitamento estão sendo feitos de forma correta, para não ocorrer perdas por falhas na reprodução e/ou por problemas de mortalidade dos bezerros nascidos.
Para evitar tais problemas, o pecuarista precisa tomar algumas medidas que vão ajudar a garantir a saúde e o bom desenvolvimento do bezerro. E esta preocupação deve começar antes do parto.
Cuidados antes do parto
Atente-se ao local que será realizado o parto. Certifique-se que há espaço, sombra, água e alimento para a vaca. O ambiente deve ser calmo, longe da movimentação da fazenda, uma vez que no momento do parto, vaca e bezerro passam por um processo de reconhecimento mútuo.
Cuidados com o bezerro
Após o nascimento do bezerro será necessário realizar os procedimentos de identificação, assepsia do umbigo e pesagem para acompanhar o seu desenvolvimento.
Identificação
Identificar os bezerros é o primeiro passo para que o pecuarista consiga acompanhar o desenvolvimento do animal. Com a identificação é possível detectar os pontos críticos e tomar decisões assertivas sobre o manejo do rebanho. O número de identificação deve ser de fácil leitura e permanecer inalterado durante toda a vida do animal.
Assepsia do umbigo
Um dos principais pontos que deve ser muito bem verificado é o umbigo. Antes de realizar a assepsia, verifique o comprimento do cordão umbilical, cortando-o quando for muito grande. Não se esqueça que o corte precisa ser feito com tesoura limpa e afiada. Após esta etapa, aplique a solução de iodo. Para evitar problemas com bicheiras é recomendada a aplicação de antiparasitários com ação larvicida. O risco de bicheira no umbigo é alto, podendo até levar o bezerro à morte. Muito cuidado!
Pesagem
É hora da pesagem! O recomendado é realizar o procedimento logo no dia seguinte ao nascimento. Se possível, opte por usar balanças portáteis que possam ser levadas ao pasto maternidade. Caso não haja essa possibilidade, avalie o peso considerando leve, médio e pesado. Consulte um profissional para saber se há a necessidade de utilizar antibióticos no período.
Acompanhe diariamente o bezerro para saber como está sendo o seu desenvolvimento. Garanta a saúde do animal.