Desmama lado a lado: como fazer um manejo de sucesso?
Home / Blog / Desmama lado a lado: como fazer um manejo de sucesso?
Quando se fala em desmama, os produtores de cria logo associam a um período de manejo delicado. Tanto as vacas quanto os bezerros ficam estressados e “sentidos” nessa época. No entanto, se for feito de forma adequada, a desmama lado a lado pode ser uma aliada e reverter essa carga de estresse, além do gado ganhar peso ao invés de perder, como ocorre comumente. Mas como fazer a desmama lado a lado?
Na Fazenda Orvalho das Flores, localizada no município de Barra do Garças (MT), a pecuarista Carmen Perez, decidiu implantar a desmama lado a lado. Atualmente a propriedade faz a prática da seguinte forma: um dia antes da separação o lote que será desmamado é levado para o curral onde é feito todo o manejo da desmama. Lá, eles são vermifugados, são identificados com brincos que contém as informações de cada animal e recebem brincos mosquicidas. A propriedade usa marca fogo apenas somente as bezerras imunizadas contra brucelose, conforme orientação do MAPA.
Após esse manejo, o lote é direcionado para o pasto em que ficarão pós desmama. Lá, fazem a familiarização e vacas dormem juntos dos filhos no pasto onde os bezerros ficarão sozinhos posteriormente. “É super importante esse manejo pós curral. Quando permanecem juntos as vacas lambem os bezerros, especialmente a parte da marcação a fogo e os animais se acalmam. Só no dia seguinte fazemos a apartação. Os bezerros retornam para o mesmo pasto e as vacas entram no piquete da frente”, explica Carmen.
Depois disso, os bezerros permanecem em torno de cinco dias nesse pasto, juntamente com algumas “madrinhas solteiras”. Já as vacas ficam no pasto da frente por três dias aproximadamente, saindo sempre na frente dos bezerros.
“O que é muito interessante é que muitos bezerros já entram pastando e não berram mais. Depois de um ou dois dias no máximo, não se escuta barulho algum”, conta a pecuarista. Somente após sete dias da desmama lado a lado é que os bezerros saem da fazenda.
No pós desmama o animal perde peso?
Muitos pecuaristas se preocupam com o fator ganho de peso no período pós desmama. Por isso, o método da desmama lado a lado é fundamental para uma boa recria.
Segundo Carmen Perez, em sua propriedade foram feitas várias pesagens para comparar o antes e o depois dos animais. E, os resultados foram muito positivos, com os animais sempre ganhando peso.
“Animal sem estresse ganha peso e animal estressado com certeza não ganhará tanto peso. Vamos imaginar um bezerro que entra em um curral: é separado da sua mãe, depois é marcado a fogo, leva agulhada, entra num caminhão e ainda vai direto para um leilão. Esse animal chegará à próxima fazenda e levará algum tempo até se recuperar de todo esse estresse”, explica.
“Por isso, nossos animais que participam de leilões, são desmamados lado a lado e só após sete dias podem ser embarcados. Para nossos clientes de bezerros o procedimento é o mesmo. Com certeza, o estresse desse animal será muito menor que dos outros”, aponta.
A produtora salienta que não podemos esquecer que esses animais são muito inteligentes e têm uma ótima memória. Por isso, toda experiência traumática seja dentro do curral ou mesmo no pasto, ficará gravada na memória dificultando os futuros manejos.
Fique atento com a nutrição! Veja algumas dicas importantes:
- Colocar um sal proteinado ou uma ração no dia que os bezerros entrarem no pasto e somente no primeiro dia.
- Quando for tratar, seja com sal proteinado ou mineral, sempre utilizar dessa oportunidade para se aproximar do gado, andar no meio do lote e criar um vínculo. Funciona muito bem!
Como montar a estrutura para desmama lado a lado?
Para começar a fazer a desmama lado a lado, Carmen explica que é preciso fazer um corredor ao meio de dois pastos. De um lado ficará o pasto dos bezerros e do outro lado, o pasto das vacas. Mas, ela afirma que também é possível fazer essa desmama apenas com uma cerca dividindo vacas e bezerros.
Para a cerca é necessário utilizar cinco fios de arame liso com espaçamento de sete metros entre as lascas. Outra opção é utilizar cerca elétrica: três fios sendo um deles eletrificado. Tanto no pasto das vacas como no pasto dos bezerros os bebedouros precisam estar à frente um do outro. “Esse ponto é de extrema relevância, pois os animais podem beber água mantendo o contato visual”, explica.
“Nesses anos todos fizemos algumas readaptações em nosso manejo de desmama em função do pasto ou da estação. Por isso, cada fazenda pode reajustar seu modelo de tempos em tempos o manejo dessa desmama da melhor forma. Mas, deixo aqui o desafio para que todos façam o teste. Tenho certeza que não voltarão ao antigo e velho manejo”, finaliza.