É mais que um discurso, é um trabalho de 30 anos que colocou o bem-estar animal e humano na cabeça de quem faz pecuária!
Home / Blog / É mais que um discurso, é um trabalho de 30 anos que colocou o bem-estar animal e humano na cabeça de quem faz pecuária!
1992 - O encontro
José Carlos Beckheuser conhece Renato dos Santos, veterinário de campo com olhar atento e um jeito direto de falar.
Em uma conversa entre os dois, Renato disse: "Cara, essa sua propaganda que diz que 'não quebra boi, não borra marca e não machuca peão' é mentirosa". E José Carlos, inquieto, querendo entender melhor, percebeu que os buracos deixados no corredor dos troncos de madeira, pela abertura das contenções em movimento de tesoura, permitiam que animais enfiassem as patas nos vãos e se acidentassem.
Ali nasceu uma grande amizade e parceria que nos levou a repensar os equipamentos e que cunharia o termo manejo racional na pecuária brasileira.
1996 - Um novo olhar, uma nova era
Dessa provocação, somada à pergunta do Tiago sobre a madeira (história que contamos no capítulo anterior), nasce o Tronco Trapézio, nossa primeira patente de inovação. Além do uso do aço, as pescoceiras ganharam novo formato paralelo, acabando com os buracos que machucavam os animais. E o sistema Trapézio traz uma forma completamente nova de conter o posterior do animal, permitindo uma maior proximidade do profissional e facilitando trabalhos como reprodução e castração.
2000 - A difusão de conhecimento
As mudanças em nossos equipamentos, levando em conta o conceito do manejo racional, seguem a todo vapor: trocamos as catracas por travas hidráulicas, mudamos as trancas e trouxemos o piso emborrachado – hoje amplamente difundidos no segmento.
Em paralelo, o termo bem-estar animal e seus conceitos vêm a partir do nosso contato com a academia, através do Prof. Mateus Paranhos e o Grupo ETCO da Unesp de Jaboticabal (SP) e passamos a apoiar pesquisas e iniciativas que promovem o bem-estar animal e humano e a levar informação ao campo sobre o manejo correto dos equipamentos e do gado, com a realização de inúmeras palestras e treinamentos.
2011 - Criando referência
Em 2011, inauguramos a HStore, em Campo Grande (MS), nossa primeira concessionária e loja conceito, que inaugura um espaço de eventos para boas conversas sobre a pecuária sustentável, produtiva e rentável que queremos construir. E, no ano seguinte, na fazenda Arca de Noé, em Guairaçá (PR), nasce o CEM – Centro Experimental de Manejo Racional e Produtivo. Fruto de uma parceria com o pecuarista e empresário também visionário, Luiz Carlos Setim, criamos dentro da fazenda um espaço de experimentação e de disseminação das boas práticas de manejo a fim de fortalecer nosso compromisso com o desenvolvimento da pecuária.