Em 12º ano de operação, CEM prepara profissionais para alavancar o manejo racional na pecuária
Home / Blog / Em 12º ano de operação, CEM prepara profissionais para alavancar o manejo racional na pecuária
Contato com equipamentos Beckhauser, que contribuem para o bem-estar animal e humano, é uma das experiências oferecidas por esse projeto
Quando o assunto é o cuidado com os animais na atividade pecuária, a Beckhauser, ao longo de sua trajetória, defende e recomenda o manejo racional, a partir de técnicas e práticas que valorizem o bem-estar dos bovinos e, consequentemente, das pessoas envolvidas no processo. Nesse sentido, o Centro Experimental de Manejo Racional (CEM), que completa 12 anos de existência em 2024 e representa uma parceria com a Fazenda Arca de Noé e o Frigorífico Argus, é um importante espaço para formação de profissionais para o futuro do setor.
O CEM fica localizado em Guairaçá (PR) e tem como objetivo contribuir com o treinamento de vaqueiros, produtores, técnicos e estudantes de faculdades do Paraná por meio da difusão do conhecimento.
“Quando falamos da produção de carne bovina, a sociedade cada vez mais vem acompanhando a questão da rastreabilidade, buscando informações sobre como os bovinos foram cuidados antes do abate, desde sua nutrição até o momento que sai da fazenda e vai para o frigorífico. Por isso, formar profissionais capacitados para realizar manejos racionais é imprescindível para a nossa atividade”, explica a zootecnista, Daiana Bello.
O espaço do CEM, segundo a profissional, cumpre exatamente essa função, apresentando em sua programação palestras sobre os impactos das boas práticas no manejo dos animais, além de dinâmicas envolvendo o trabalho nas diversas áreas de atuação das fazendas.
CEM como escola
Ainda, o Centro conta com uma sala de aula, que ocupa um mezanino construído sobre a estrutura. Isso foi possível graças à parceria entre a Beckhauser e o casal Luiz Carlos e Neide Setim, que cedeu espaço dentro do projeto de curral na fazenda da família, também proprietária do Frigorífico Argus, em São José dos Pinhais (PR), para dar andamento a essa proposta, com o intuito de ajudar a melhorar a pecuária nacional por meio da educação para as pessoas que estão no campo.
“Uma das principais queixas dos pecuaristas é sobre a falta e a dificuldade de retenção de mão de obra no campo. A educação contribui de forma positiva para solucionar esse gargalo, pois ela proporciona informações, conhecimentos, valorização da função dos vaqueiros, de forma geral”, avalia a profissional.
“Todos os detalhes da estrutura do curral do CEM foram preparados considerando o manejo racional: desde a disponibilidade de água em local adequado, o que ajuda a evitar o estresse dos animais, passando pela seringa com laterais fechadas, que simplifica o fluxo de manejo, até o sistema de dreno para evitar acúmulo de barro no curral. O espaço está equipado com o que existe melhor em tecnologia para o manejo de gado”, reforça Daiana.
Aprendendo sobre contenção bovina
Outro diferencial é que esse curral não apresenta apenas uma linha de manejo, mas permite aos alunos que por ele passam, tomarem contato com diferentes alternativas de equipamentos de contenção: Manual, Automação, Vazieira, Parede Móvel, entre outros.
“Sabemos da importância da contenção bovina para os resultados da atividade pecuária. Os equipamentos Beckhauser foram projetados para contribuir para esse manejo racional, oferecendo condições de bem-estar aos animais. Dessa forma, oferecer a oportunidade para que profissionais do setor tenham contato com esses produtos é importante para que eles levem às propriedades os benefícios que as boas práticas trazem ao negócio como um todo”.
A Convenção dos técnicos da Beckhauser teve parte de sua programação realizada no Centro, onde aproximadamente 60 pessoas participaram de palestras, demonstração dos equipamentos com os animais e uma dinâmica do caminho do boi. “É sempre muito positiva a experiência de estar junto da equipe e levá-los ao campo, com a presença dos animais e manejos sendo realizados nele, promovendo uma maior interação com os profissionais e as atividades corriqueiras da fazenda”, finaliza.
A estrutura do CEM está aberta para realização de dias de campo, treinamentos e palestras. Basta entrar em contato pelo e-mail cem@beckhauser.com.br e verificar a disponibilidade de datas.