Estado de São Paulo vacina 99,62% dos bovídeos contra febre aftosa na primeira etapa da campanha de vacinação
Home / Blog / Estado de São Paulo vacina 99,62% dos bovídeos contra febre aftosa na primeira etapa da campanha de vacinação
99,62% dos bovídeos (bovinos e bubalinos) de até dois anos de idade do Estado de São Paulo foram vacinados contra febre aftosa na primeira etapa da campanha. O dado foi divulgado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado na tarde de 08 de agosto.
O rebanho imunizado nesta etapa totalizou 4,5 milhões de cabeças. O índice anterior alcançado neste período foi de 99,46%. Os números se baseiam na comunicação obrigatória de vacinação que os proprietários de bovinos e bubalinos têm de fazer à Secretaria de Defesa Agropecuária logo após a campanha.
Grande parte do sucesso da imunização dos animais está no manejo correto para a aplicação da vacina. “O manejo racional na vacinação proporciona ganhos em qualidade e produtividade para toda a cadeia. Além de garantir a sanidade do rebanho, chegam ao frigorífico animais com menores índices de perdas por conta da vacinação incorreta e, consequentemente, uma carne superior para o consumidor”, explica o médico veterinário e consultor técnico da Beckhauser, Renato dos Santos.
Deixar de vacinar implica em autuação de cinco Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) por cabeça e deixar de comunicar a vacinação implica em multa de três Ufesps. O valor de cada unidade é R$ 25,07.