Muita atenção à conservação das vacinas na fazenda
Home / Blog / Muita atenção à conservação das vacinas na fazenda
Para ter uma vacinação eficiente é necessário fazer uma preparação criteriosa quanto ao planejamento, considerando a compra, o transporte e, principalmente, a conservação da vacina até a fazenda com o cuidado para que a temperatura fique entre os 2 a 8 graus centígrados, evitando variações de temperatura mesmo nessa faixa, é o começo.
Ao receber a vacina na fazenda, deve-se verificar se há gelo, o que garante a temperatura e a integridade dos frascos. A vacina jamais deve ficar exposta ao sol.
O acondicionamento da vacina na fazenda deverá continuar em caixas térmicas, principalmente se queda de energia é algo que acontece com frequência no local. Vale lembrar que caixas de polipropileno permitem uma melhor higienização do que caixas de isopor.
A vacina deverá chegar ao curral na caixa térmica e cada aplicador deve ter sua caixa em menor tamanho, diminuindo o risco de mistura de vacinas e a variação da temperatura da caixa de depósito com muita frequência.
CONFIRA A DICA MANTER VACINAS REFRIGERADAS SEM CONTATO COM ÁGUA OU GELO
Lembrar-se de retirar a água que forma no interior da caixa térmica constantemente, pois essa água contaminada pode entrar na agulha e ser aplicada no animal. O gelo seco é ideal e é distribuído gratuitamente nas lojas de produtos agropecuários. É importante nunca voltar a agulha no frasco depois de usada no animal. Não guardar ou reutilizar as sobras de vacina; elas devem ser descartadas.
Agitar o frasco antes de cada recarga é obrigatório. É preciso tomar cuidado para não haver um descuido e misturar vacinas dentro do aparelho se o aplicador estiver com a responsabilidade de aplicar duas vacinas no mesmo manejo.