Pós-vacinação: o que eu preciso melhorar no meu curral?
Home / Blog / Pós-vacinação: o que eu preciso melhorar no meu curral?
Ao terminar a campanha de vacinação, os produtores podem se questionar: o que eu preciso melhorar na estrutura do meu curral para otimizar o trabalho? As fazendas no Brasil ainda estão aquém do que é considerado um curral ideal e integralmente adequado, que atenda os requisitos de bem-estar animal e humano.
Por isso, após o período de trabalho intenso no curral, é preciso parar e reavaliar quais melhorias podem ser feitas no local. Entretanto, não é preciso, muitas vezes, grandes investimentos de uma hora para outra. As mudanças podem ocorrer de forma gradativa até mesmo nas estruturas de curral mais antigos. E, com planejamento, atenção e dedicação é possível aumentar a qualidade do ambiente e dos manejos que são feitos.
Para isso, veja abaixo algumas orientações por onde começar a revisar a estrutura do curral, caso ele não esteja adequado às práticas mais atuais:
- Identifique os pontos críticos da instalação. Levar em consideração as situações que dificultam a realização dos manejos, de forma a minimizar os problemas. Este exercício, de identificação de pontos críticos, deve ser feito periodicamente, para identificar problemas decorrentes do próprio uso do curral.
- Percorra o caminho por onde passam os animais, verificando onde podem lesionar-se com pregos salientes, pedras, buracos, pontas de tábuas, arames, vidros, agulhas ou aspectos que dificultem sua condução, como sombras e objetos no caminho. Esses problemas devem ser corrigidos imediatamente.
- Verifique o piso! Mantê-lo sempre limpo e seco é uma medida simples que diminui bastante os riscos de acidentes e não envolve reformas!
- Observe todos os detalhes: tábuas soltas nas passarelas, cordas jogadas no chão e ganchos pendurados no caminho também são causas comuns de acidentes
- Cheque todas as porteiras, se elas estão abrindo e fechando com facilidade.
- Aproveite o pós-vacinação para fazer uma boa revisão nos equipamentos de contenção. Toda estrutura deve ser limpa, lubrificada e com todas as peças funcionando corretamente.
- Antes de iniciar a reforma efetivamente, avalie bem as necessidades, os custos envolvidos, e compare com os custos para a construção de um novo curral.
- Visite currais já montados e converse com pessoas que já passaram por esta experiência. Isso ajuda a minimizar erros futuros.
- Ao planejar a reforma, considere os pontos críticos das instalações e as necessidades de fazenda, tenha sempre em conta todas as recomendações apresentadas para a construção de um novo curral, em caso de dúvidas peça auxílio a um especialista.
Lembre-se que: modificações simples podem trazer grandes benefícios!
Para mais dicas acesse o Manual de Boas Práticas, do Grupo ETCO.