Projeto do CEM - Centro Experimental de Manejo Racional no Paraná é semifinalista do Desafio da Pecuária Responsável

Home / Blog / Projeto do CEM - Centro Experimental de Manejo Racional no Paraná é semifinalista do Desafio da Pecuária Responsável

Projeto do CEM - Centro Experimental de Manejo Racional no Paraná é semifinalista do Desafio da Pecuária Responsável

Parceria da Beckhauser, Fazenda Arca de Noé e Frigorífico Argus, a iniciativa visa contribuir para uma pecuária sustentável, que prioriza bem-estar animal e humano e boas práticas no campo

 

A Phibro Saúde Animal anunciou os 10 semifinalistas da segunda edição do Desafio da Pecuária Responsável. O concurso irá premiar com R$ 15 mil a melhor proposta de prática de sustentabilidade para a pecuária de corte ou de leite. Um dos projetos selecionados foi o do Centro Experimental de Manejo Racional (CEM), que nasceu em 2012 em uma parceria da Beckhauser, Fazenda Arca de Noé e Frigorífico Argus, representado no Desafio pela zootecnista Daiana Bello.

A primeira etapa do desafio consistiu na elaboração, pelos participantes, de ideias executáveis e aplicáveis, que tivessem as pessoas como motor de transformação. 

Na fase atual da competição, os dez semifinalistas passam por uma curadoria especial e gratuita, conduzida por Mauricio Palma Nogueira, da consultoria Athenagro, que durará até 10 de outubro.

Na semana seguinte, o comitê técnico – que também inclui Embrapa Gado de Leite, Notícias do Front e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (Abiec), além da Phibro – selecionará os três finalistas. O grande vencedor será escolhido por meio de votação pública no dia 19 de outubro, durante evento em São Paulo.

O projeto do CEM tem como objetivo contribuir com o treinamento de vaqueiros, produtores, técnicos e estudantes de faculdades do Paraná por meio da difusão do conhecimento. A programação inclui palestras sobre impactos da adoção de boas práticas no manejo racional de bovinos, além de dinâmicas acerca do trabalho realizado pela fazenda de cria, desde a maternidade, passando por creep-feeding até o confinamento. A iniciativa é apadrinhada pela Beckhauser, uma das patrocinadoras do desafio.

O Centro Experimental de Manejo Racional fica localizado na fazenda Arca de Noé, em Guairaçá (PR) e está no seu 11º ano de operação. Seu propósito é contribuir para a evolução da pecuária e a formação das pessoas que atuam no segmento, através da disseminação de boas práticas de manejo.  

Cada detalhe da estrutura do curral do CEM foi escolhido considerando o manejo racional: desde a oferta de água nas mangas, que ajuda a evitar o estresse dos animais, passando pela seringa com laterais fechadas, que facilita o fluxo de manejo, até o sistema de dreno para evitar a formação de barro no curral. O espaço está equipado com o que existe de ponta em tecnologia para o manejo de gado.

Outro grande diferencial é que esse curral não tem apenas uma linha de manejo, mas permite aos alunos que por ele passam, tomarem contato com diferentes alternativas de equipamentos de contenção.

Mas o principal está na sala de aula, que ocupa um mezanino construído sobre o a estrutura em uma parceria visionária, na qual o casal Luiz Carlos e Neide Setim abriu espaço dentro do projeto de curral na fazenda da família, que também é proprietária do Frigorífico Argus, em São José dos Pinhais (PR), para que a Beckhauser trouxesse essa proposta com o intuito de ajudar a melhorar a nossa pecuária por meio da educação para as pessoas que estão no campo.

“É muito animador ver o projeto do CEM entre os 10 melhores de um desafio que conta com tantas ideias inovadoras e importantes para a pecuária brasileira. Desde sua inauguração, em 2012, muitos profissionais já passaram pelo centro e puderam conhecer na prática as vantagens da adoção de boas práticas durante o cuidado com os bovinos e continuamos trabalhando para o desenvolvimento do setor rumo à sustentabilidade da atividade. Mas sabemos que temos muito mais a fazer.”, explica Daiana.

Utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os essenciais, necessitam de seu consentimento para serem executados.
Saiba mais em nossa Política de privacidade.