Bem-estar do manejo no curral ao abate: parceria entre Beckhauser e Tecnutre leva conceito ao Maranhão

Home / Blog / Bem-estar do manejo no curral ao abate: parceria entre Beckhauser e Tecnutre leva conceito ao Maranhão

Bem-estar do manejo no curral ao abate: parceria entre Beckhauser e Tecnutre leva conceito ao Maranhão

Maringá, 24/01/2023 

A etapa do abate dos bovinos também é uma fase em que o conceito do bem-estar animal e humano pode ser aplicado. A adoção de estratégias de abate humanitário e de procedimentos antiestresse no transporte dos animais vindos do curral permite que eles não sintam dor nesses momentos, facilitando, inclusive, o trabalho dos profissionais envolvidos nessas tarefas. A Beckhauser se preocupa com o bem-estar do rebanho desde o manejo na fazenda até os frigoríficos, tendo soluções para essas duas etapas produtivas que cumprem com o objetivo de garantir conforto e segurança a animais e humanos.

Seguindo esse ponto de vista, o médico-veterinário e proprietário da Tecnutre, Damásio Nascimento, indica que a aplicação desse conceito nas fazendas e no processo de abate traz melhores resultados para a atividade pecuária. “Trabalhamos com assessoria de abate em bovinos e com a comercialização de bretes de contenção. O bem-estar animal e humano está totalmente inserido no contexto do nosso dia a dia. Esse tipo de prática melhora a rentabilidade do produtor rural”.

 

A Tecnutre é uma empresa parceira e distribuidora de produtos Beckhauser na região de Imperatriz (MA), ainda pouco aderente às estratégias de manejo responsável e com respeito aos animais, na avaliação de Nascimento.

Além dos benefícios que o bem-estar animal e humano proporciona para as tarefas nas fazendas, a realização adequada do processo de abate, segundo a Embrapa, propicia qualidade visual e sensorial ao produto final e determina a qualidade higiênico-sanitária da proteína, pela redução na possibilidade de contaminação.

 

Vantagens para o bolso do pecuarista

O proprietário da Tecnutre explica que reforçar o retorno financeiro que boas práticas de manejo trazem para a propriedade rural é a estratégia adequada para difundir o conceito do bem-estar animal na região.

“No meu caso, utilizo as métricas de abates como argumento em prol da adoção de medidas que respeitem os animais e explico para os clientes que, por meio do uso adequado do brete de contenção para os manejos, podemos diminuir, por exemplo, a ocorrência de lesões na vacinação, o que traz prejuízos qualitativos, quantitativos e econômicos para o negócio de um pecuarista”, detalha.

 

A prática leva a perfeição

Ao longo de 2022, o médico-veterinário promoveu cursos e eventos em parceria com a Beckhauser, expondo para funcionários e proprietários de fazenda sobre a importância do manejo racional e o papel que o equipamento de contenção bovina tem nesse processo.

“Por meio da troca de experiências e conhecimentos, promovemos oportunidades de mostrar aos profissionais do campo que estão interessados em fazer a diferença na atividade como os produtos agregam no uso diário nas propriedades, no que diz respeito à segurança, ao bem-estar animal e do operador do equipamento e à eficiência dos manejos realizados”, avalia.

Nesse sentido, Nascimento afirma, ainda, que os treinamentos dentro das fazendas são a chave para evoluir cada vez mais o setor da pecuária. “Realizar ações indicando os benefícios do bem-estar para o gado, para os profissionais e para o negócio como um todo é algo essencial para atingirmos melhores resultados com a atividade. A Beckhauser tem o nome fortemente relacionado com esse conceito, e a parceria com a Tecnutre com certeza ajuda a levarmos o que há de melhor no mercado para a região de Imperatriz”, finaliza.

Utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação no site. Todos os cookies, exceto os essenciais, necessitam de seu consentimento para serem executados.
Saiba mais em nossa Política de privacidade.