Limpeza, higienização e manutenção do curral são fundamentais para manter o rebanho sadio
Home / Blog / Limpeza, higienização e manutenção do curral são fundamentais para manter o rebanho sadio
A higienização das instalações bovinas vai além da questão estética. Ela possui um importante papel na prevenção de acidentes e de transmissão de doenças e é um fator complementar para manter o rebanho sadio. Além disso, é requisito básico para a produção de carne e leite de alto padrão.
É papel do produtor assegurar que todas as estruturas do curral estejam limpas e em boas condições de uso e que não tragam risco para os animais que neles são manejados e nem para as pessoas que com eles trabalham. Por isso, as manutenções e limpezas devem ser realizadas de forma periódica e preventiva!
O curral é um local de grande concentração e movimentação de bovinos, portanto, há uma alta probabilidade de acúmulo de fezes e urina, além da formação de lama ou poeira. Caso o pecuarista não saiba manejar esses dejetos, isso pode se tornar um grande problema ao pecuarista.
Por isso, recomenda-se que seja feita a limpeza e os reparos necessários logo após o término de cada dia de trabalho.
Nesse sentido, realizar corretamente a higienização das instalações bovinas é sinônimo de prevenir problemas futuros, principalmente os relacionados às verminoses. Isso, porque se trata de um ambiente ideal para o desenvolvimento de vermes e bactérias que provocam diversas enfermidades.
Por isso, a rotina da fazenda deve incluir a limpeza e desinfecção periódica das instalações. Fatores como o número de animais, condições do ambiente em que estão inseridos e o tipo de instalação vão influenciar diretamente na frequência de limpeza. Além disso, deve estar inclusa a preocupação com o meio ambiente e com a saúde humana.
Uma dica: quando houver muita poeira pode-se molhar o piso do curral antes de iniciar o manejo. Por outro lado, se o problema com lama e poeira for muito intenso e frequentes uma das possibilidades é de calçar o curral.
Atenção às estruturas e equipamentos
Monitorar as condições de cercas e porteiras, verificando a funcionalidade do equipamento de contenção também deve fazer parte da rotina de manutenção do curral. Por exemplo, a simples ocorrência de uma porteira que não abre ou não fecha adequadamente pode atrasar a realização do trabalho ou aumentar o risco de acidentes.
Uma atenção especial deve ser dada ao equipamento de contenção, mantendo-o limpo e lubrificado e verificando a funcionalidade das estruturas de contenção (pescoceira, parede móvel e coiceira, por exemplo).
O mal funcionamento desse equipamento pode comprometer todo o trabalho no curral, principalmente quando a eficiência na realização do manejo depende do animal estar bem contido.
Tomando essa medida preventiva, de forma rotineira, o seu curral e equipamentos têm vida útil prolongada, além de ser sadio para o seu rebanho!
Conteúdo Adaptado do Manual de Boas Práticas de Manejo: http://bit.ly/BoasPraticas-Curral