Beckhauser e Vergalhão: parceria de sucesso na evolução da pecuária no Mato Grosso
Home / Blog / Beckhauser e Vergalhão: parceria de sucesso na evolução da pecuária no Mato Grosso
Maringá, 17/01/2023
Bem-estar animal e humano e diálogo com o pecuarista caminham juntos no desenvolvimento de uma pecuária responsável, sustentável e que respeita os animais. Mostrar que é possível ter resultados positivos adotando boas práticas de manejo e gestão nas fazendas é uma das principais tarefas que a Beckhauser possui nessa jornada. Nesse sentido, a contribuição dos nossos parceiros distribuidores espalhados pelo Brasil e pela América Latina é fundamental para difundirmos cada vez mais o conceito de bem-estar dos bovinos e dos profissionais que exercem a atividade pecuária.
Dessa forma, buscamos entender junto a alguns de nossos parceiros como é o trabalho desenvolvido em prol deste objetivo em diferentes frentes desse setor. E para abrir esta sequência, fomos ouvir a Vergalhão, representante de longa data da Beckhauser nas regiões de Sinop e no norte do estado de Mato Grosso, e que comercializa produtos de alta tecnologia para o campo.
Vergalhão: a experiência de quem vive a pecuária dentro e fora da porteira
Segundo o proprietário da Vergalhão, Fernando Porcel, para que esse tipo de solução seja eficiente de fato, é fundamental que o bem-estar animal e humano seja adequadamente aplicado para a obtenção de resultados positivos.
“Trabalhamos com a Beckhauser há mais de 27 anos, mas, antes disso, já éramos pecuaristas e sempre adotamos boas práticas em nossas propriedades. De tanto falarmos deste tema, orientando nossos clientes para adotarem técnicas adequadas de manejo, hoje podemos falar que a maior parte da região que atendemos já aplica o bem-estar animal e humano nas propriedades”, explica.
Do Mato Grosso para o mundo, com uma ajuda da Beckhauser
Na avaliação de Porcel, Mato Grosso cada vez mais mostra seu potencial produtivo para o mundo tanto em volume como em qualidade de carne bovina. Nesse sentido, a adoção de boas práticas tem ajudado o estado a aumentar sua produtividade e a abrir novos mercados compradores mundo afora, que exigem a criação com respeito aos animais.
Dessa forma, para o proprietário da Vergalhão, a história do bem-estar animal e humano passa pela Beckhauser. “Ela foi a primeira empresa na linha de equipamentos de contenção a projetar seus produtos pensando nesse conceito mesmo antes deste movimento ter um slogan ou uma sigla. Seus fundadores, quando criaram os primeiros equipamentos, focaram os esforços para a eficiência da contenção, o conforto que o rebanho teria ao ser contido e reduzir o esforço dos operadores dos produtos. Certamente a Vergalhão e a Beckhauser são grandes agentes de mudanças aqui no Mato Grosso”.
Importância da capacitação
Falar de bem-estar animal e humano para a pecuária requer domínio do conceito e das consequências positivas que sua aplicação traz no dia a dia das fazendas. Por isso, Porcel aponta que os momentos de capacitação dos colaboradores de sua empresa fazem a diferença na hora de conversar com os pecuaristas.
“Nossos consultores de vendas e assistentes técnicos recebem constantemente treinamentos sobre este tema. Abordar o bem-estar em qualquer visita, entrega de equipamentos, bate papo informal em feiras ou eventos acaba sendo algo automático e, quando se fala com propriedade, dando exemplos práticos, isso passa ter uma grande credibilidade”, conclui.
O próximo texto abordará a experiência do bem-estar animal e humano na região Nordeste do País. Não perca!